quarta-feira, 3 de março de 2010

Webfolio 08/02/2010




"Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática". (Freire, 1996)

A educação a distância é uma modalidade educativa que amplia as oportunidades de acesso ao conhecimento, utilizando diferentes tecnologias e estratégias didáticas com o objetivo de adaptar o ensino aos interesses dos alunos segundo os novos paradigmas para práticas educacionais facilitadas pelas TIC's e evolução da interação discente - docente no ambiente virtual.
A autonomia está implícita na EaD a partir do momento em que o aluno pode "puxar" os conteúdos em vez de simplesmente recebê-los. Com a tecnologia, é possível respeitar as diferenças e oferecer atendimento personalizado. Alunos reunidos nos chamados ambientes de aprendizagem colaborativa online constituem comunidades virtuais de aprendizagem, ou seja, pessoas reunidas e torno do interesse comum de aprender mais, de adquirir mais conhecimento. Segundo Rheingold, citado por Palloff e Pratt (2004).
Diante do exposto anteriormente e das pesquisas realizadas durante os cursos de Graduação e Extensão, evidencia-se a necessidade de ações pedagógicas inovadoras e significativas no ambiente virtual de aprendizagem.
O ambiente de aprendizagem é um ambiente que existe dentro de quatro paredes, espaços reais construídos com a finalidade educativa. Já os ambientes virtuais de aprendizagem são atemporais, são abertos e limitados, não são cercados por espaços físicos, são informações que trafegam e cruzam fronteiras geográficas em tempo real, estimulados visualmente e mentalmente pelos espaços nos quais os estudantes se movem, buscam, codificam, abstraem, com o objetivo de propiciar a interação entre agentes humanos e artificiais. (Belloni, 2003)
Como alternativa didática para desenvolver atividades na EaD, o instrumento de aprendizagem sugerido neste estudo é o webfólio(1), que o professor poderá adotar para realização das suas atividades no ambiente virtual. É uma ferramenta interativa, avaliativa e processual, tanto qualitativamente como quantitativamente, é um espaço personalizado, onde o aluno constrói e reconstrói seus conhecimentos, pautados na sistemática de construção e auto-avaliação permanentes.
É interessante abordar que o webfólio, mesmo sendo um trabalho individual e personalizado, durante os espaços de elaboração das atividades propostas, os alunos trocam informações com o professor, com os colegas através de fóruns, chats e listas de discussão, criadas especificamente para este fim, criando um vínculo afetivo e significativo entre os participantes.
É sem dúvida, um recurso inovador, prático, envolvente, pois a partir do momento que o aluno elabora suas produções e as publica, todos poderão participar com sugestões e críticas para uma possível reestruturação dos conteúdos.
Enfim, os modelos pedagógicos adotados na EaD devem enfatizar a importância do sujeito na práxis pedagógica, sua abrangência e autonomia na democratização do saber.

2 comentários:

Renilze Ferreira disse...

Muito bem exposto o conteúdo, abordando a vantagem das novas formas de fazer educação, ressaltando a Webfólio.
Parabéns por ter fundamentado com o texto trabalhado em classe!!!

Renilze Ferreira disse...

Ainda destaco a sua definição da EAD, pois apontou os pontos chaves:
Educação onde o professor e alunos estão em ambientes distintos geograficamente e em tempo, mas concectados pelas teconologias.
Parabéns!!

Abraços - Renilze Ferreira.