sábado, 3 de abril de 2010

As Gerações da Educação a Distância


A Internet destaca-se neste cenário, abrindo novos horizontes para a Educação a Distância, que, por sua vez, vem crescendo rapidamente contribuindo com a democratização do acesso ao conhecimento e ampliando as oportunidades de trabalho e aprendizagem.
O professor deixa de ser o centro da informação e torna-se o mediador, facilitador, gestor, mobilizador da aprendizagem. O aluno, sem a ajuda constante de um professor como acontece na aula presencial, precisa construir o conhecimento, desenvolver competências, habilidades, atitudes e hábitos para poder aprender.
Os cursos por correspondência foram a primeira forma de ensino a distância e a história aponta sua presença em civilizações antigas como as sumérias e egípcias. Na Antiguidade Clássica existiam trocas de correspondências com fins educacionais.
A invenção da imprensa por Gutemberg na Alemanha, no século XV, é apontada por alguns teóricos, como Alves (1994) como a responsável pela origem da Educação a Distância. A substituição do livro manuscrito pelo impresso diminuiu consideravelmente os custos, possibilitou que um maior número de pessoas tivesse acesso ao estudo, permitiu que as pessoas estudassem em suas casas, enfim, alterou consideravelmente a forma de educar.
A implantação dos serviços postais modernos no século XV proporcionou maior segurança e regularidade das correspondências e determinou o desenvolvimento efetivo do estudo por correspondência. No ano de 1728, em Boston, foi encontrado o que pode ser um dos primeiros registros oficiais da Educação a Distância, feito por Cauleb Phillips, professor de taquigrafia. Ele publicou um anúncio na Gazeta de Boston oferecendo lições de taquigrafia que os interessados poderiam receber semanalmente em suas casas.
No entanto, é na Idade Moderna que começa a consolidação da educação por correspondência, tendo o material impresso como mídia e que alguns autores, como Moore e Kearsley (apud RODRIGUES, 1998), classificam como a primeira geração da Educação a Distância. O avanço das técnicas de impressão, as melhoras dos serviços postais e do sistema ferroviário facilitaram a produção e distribuição de grandes quantidades de materiais didáticos para grupos dispersos geograficamente. Por muitas décadas diversos tipos de cursos por correspondência foram e continuam sendo oferecidos em diversos países, inclusive no Brasil.
Em 1920, a expansão das emissoras de rádio por todo o mundo determinou que esta mídia passasse a ser o principal meio para o desenvolvimento de Educação a Distância.
Em 1930, nos Estados Unidos, começam os primeiros programas educativos, de forma experimental, pela televisão.
No final da década de 1960 e início da década de 1970, Moore e Kearsley identificam o surgimento da segunda geração da Educação a Distância, também conhecida como ensino multimídia a distância, caracterizada pelo uso de mídias de comunicação, como o rádio, a televisão, fitas de áudio, conferências por telefone, além do material impresso.
Nas décadas de 1970 e 1980 com a teleconferência, são realizadas experiências de transmissão de programas educacionais via satélite. Em finais dos anos 80, os autores acima citados identificaram a terceira geração de Educação a Distância, que utiliza ambientes virtuais de aprendizagem interativos, com a internet e a videoconferência, priorizando os processos de comunicação.

Um comentário:

Renilze Ferreira disse...

Muito bem resumido, mas não especificou cada geração relacionando-a às tecnologias.
Acrescente!!
Abraços - Renilze Ferreira