sábado, 3 de abril de 2010

No ensino da educação a distância itens importantes que precisamos saber





1. O que o educador precisa aprender da educação a distancia?
O educador (professor e / ou tutor) é o mediador deste processo e pode atuar, ora a distância, ora em presença física ou virtual, participando do processo de aprendizagem do aluno e o educando a se organizar temporalmente para permanecer atento às necessidades dos saberes e às necessidades sociais de cada disciplina.
É necessário desenvolver uma estrutura organizacional e cultural que dê suporte à colaboração entre os participantes, sejam os educadores (professores e / ou tutores) com a função de desenhar e implementar o acesso à aprendizagem no ambiente, ou os alunos estabelecendo parcerias e colaboração na construção de conhecimentos.
O método de ensino influencia os limites e possibilidades das interações e relações do conhecimento, assim como os papéis de cada um e do grupo, que caracterizam as regras e atividades a serem desenvolvidas.
2. Quais os fundamentos da educação a distancia?

• Separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;
• Influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, organização dirigida etc.), que a diferencia da educação individual;
• Utilização de meios técnicos de comunicação para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;
• Previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante se beneficia de um diálogo e da possibilidade de iniciativas de dupla via;
• Possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização.
3. Qual a relação do professor e aluno na educação a distancia?

“Para por em prática o diálogo, o educador não pode colocar-se na posição ingênua de quem se pretende detentor de todo o saber; deve, antes, colocar-se na posição humilde de quem sabe que não sabe tudo, reconhecendo que o analfabeto não é um homem “perdido”, fora da realidade, mas alguém que tem toda a experiência de vida e por isso também é portador de um saber.” (GADOTTI, 1999, p.2)

Se por um lado é importante a existência de afetividade, confiança, empatia e respeito entre docente e discente para que melhor se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma; por outro, os educadores não podem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.
Qual o maior desafio na educação a distancia?
Educação a Distância (EaD) não é uma forma recente de transmitir conhecimento, visto que desde o século passado existem experiências nesse campo. No entanto, é inegável o impulso obtido na última década, principalmente em função da facilidade de utilização dos recursos da informática e da popularização do acesso à Internet. Apesar disso, em virtude das desigualdades sociais, a realidade brasileira é bem diferente de outros países, sendo ainda pequeno o contingente populacional que utiliza novas tecnologias e somente 5% da população possuem acesso à grande rede.
No que concerne ao setor público já existem iniciativas com o objetivo de disseminar cursos a distância. Para isso, foi lançada em agosto de 2000 a UniRede, consórcio que reúne mais de 60 instituições públicas de ensino superior e, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, foi criado o Consórcio Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ, uma parceria entre o governo do Estado em parceria com as Universidades públicas e as prefeituras municipais.
4. Que mercado precisa de profissionais para educação a distancia?

A Abed (Associação Brasileira de Educação à Distância) aponta, por exemplo, entre fornecedores de treinamento, conteúdo, equipamentos e insumos, expectativa para este ano de um crescimento médio de 57% no faturamento (para o total de R$ 59 milhões).

O levantamento da associação mostra ainda que o Brasil totalizou no ano passado 2,279 milhões de alunos no ensino à distância credenciado pelo MEC (Ministério da Educação), em educação corporativa e em projetos nacionais e regionais (do Sebrae, por exemplo).
Isso significa que um em cada 80 brasileiros estudou à distância no ano passado. Apenas no ensino credenciado pelo MEC, o número de estudantes cresceu 54% em 2006 e chegou a 778 mil pessoas. Se forem contados apenas os alunos de graduação e pós-graduação, o aumento foi de 91% em 2006.

Um comentário:

Renilze Ferreira disse...

Bem colocado. Mas, qual foi o dia desta aula e que grupo trabalhou este tema?
Aguardo - Renilze Ferreira